Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Plenária discute ameaças ao meio ambiente e aos direitos de povos indígenas e tradicionais


 
 
Na próxima terça-feira (19), acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, a plenária Ameaças aos direitos fundamentais e PEC 215: democracia, povos indígenas e meio ambiente. O objetivo é discutir os ataques promovidos pelo Congresso contra os direitos fundamentais e humanos, em especial os direitos territoriais de povos indígenas e comunidades tradicionais e o direito de toda a sociedade brasileira ao meio ambiente. O evento ocorrerá no Plenário 14 do anexo II da Câmara, entre as 9h e 12h.
A plenária será transmitida pelo Mídia Ninja e também conta com um evento no Facebook, onde está disponível sua carta-convite.
Entre outros projetos, deve ser debatida a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000, de autoria da bancada ruralista, que pretende transferir do governo federal para o Congresso a atribuição de oficializar Terras Indígenas, Unidades de Conservação e territórios quilombolas. Na prática, se aprovada, a PEC paralisará de vez o processo de regularização dessas áreas protegidas fundamentais ao equilíbrio ecológico e climático, além de abri-las à implantação de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, rodovias, mineração e agropecuária extensiva.
A plenária é promovida pelas Frentes Parlamentares em Apoio aos Povos Indígenas, em Defesa dos Direitos Humanos e Minorias e Ambientalista. Também conta com o apoio de vários movimentos sociais e organizações da sociedade civil, entre outros, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coalisão Pró Unidades de Conservação, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Instituto Socioambiental (ISA), e o WWF.
Também participam da plenária a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Via Campesina, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), a Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outros.
Assessoria de imprensa
Oswaldo Braga (ISA) – (61) 3035-5104 / oswaldo@socioambiental.org
Mariane Andrade (Lid. PSOL) – (61) 8157-9979 / andrade.mariane@gmail.com
Eliana Lucena (Frente Parl. Ambientalista) – (61) 9978-9815 / elianalucena_sf@hotmail.com
Ana Paixão – (Frente Parl. Direitos Humanos) - (61) 3215-5203 / 9212-7593 / anapaixao09@gmail.com   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário